segunda-feira, 21 de julho de 2008

Continuação( vida de Buonarotti)


Quatro anos mais tarde, Michelangelo retornou aFlorença, onde produziu seu mais famoso trabalho: Davi.Essa escultura foi e é a obra de Michelangelo mais conhecida. Ela tem traços e é muito semelhante a nós humanos, essa caracteristica é muito marcante nas imagens de michelangelo e todos os outros pintores e artistas renascentistas.Mas essa escultura estava tão perfeita que ao termina-la ,Buonarotti falou "Fale",para ele falar.

A cidade, na época, estava mudando, após a queda de Savonarola e a ascensão de Pier Soderini. O Davi foi uma encomenda da Guilda de Lã da cidade. Era, originalmente, um trabalho incompleto, iniciado quarenta anos antes por Agostino de Duccio .O Davi deveria ser o símbolo da liberdade de Florença e seria colocado na Piazza della Signoria, na frente do palazzio vecchio. Essa obra-prima, feita em mármore de Carraca, colocou-o definitivamente como um escultor de extraordinária técnica e habilidade. Na época, também pintou a Sagrada Família da Tribuna, agora na galeria Uffizi.

O papa Júlio II chamou o já célebre gênio toscano a Roma, em 1505, para encarregá-lo de um grande mausoléu com mais de quarenta figuras em tamanho natural. O projeto, que não chegou a ser concluído, acarretou muitos problemas para Michelangelo, desde assistência inadequada na execução do projeto a falta de pagamento. O escultor desentendeu-se então com o papa e fugiu de Roma. Em Florença, Piero Solderini convenceu-o a desculpar-se. Júlio II lhe encomendou então uma estátua em bronze para a igreja de São Petrônio, concluída em 1508. Nesse mesmo ano, Michelangelo recebeu o primeiro pagamento do papa para iniciar a ampliação da capela Sistina, cujos afrescos pintou até 1512. Embora tenha trabalhado como pintor a contragosto, pois preferia a escultura, realizou na capela Sistina afrescos tidos como a expressão máxima da arte pictórica do Renascimento.

A composição da Capela contém 300 figuras e se centra nos episódios do livro do Genesis, divididos em três grupos: a Criação da Terra por Deus, a Criação da Humanidade e sua queda e, por fim, a Humanidade representada por Noé. Entre os afrescos mais famosos estão: A Criação de Adão e Adão e Eva no Paraíso.



Um comentário:

felipe disse...

Gotei muito desse texto e de todo o blog, pude conheser mais Michelangelo e suas obras.